O termo vegano tem sido motivo de assunto nas mais variadas rodas de conversas. Tudo isso, por conta do aumento de adeptos ao universo vegano e, também, por algumas empresas do ramo de cosméticos, moda e beleza estarem investindo cada vez mais nesse nicho.

Além das redes sociais, que permitiram o acesso rápido aos conteúdos sobre essa forma de viver, incluindo depoimentos de pessoas famosas que aderiram ao veganismo como: Gwyneth Paltrow, Ariana Grande, Paul e Stella McCartney, Fernanda Paes Leme, Luisa Mell, Natalie Portman e Tatá Werneck.

Mas, afinal de contas, o que é o veganismo?

Mais do que uma filosofia de vida, ser vegano é escolher uma forma de viver que está na contramão do sistema vigente. Eliminando, ao máximo, toda forma de exploração ou crueldade contra animais. Incluindo a produção de comida, roupas, cosméticos, utensílios e qualquer outra finalidade. Os veganos têm uma dieta balanceada, com a base em arroz, feijão, verduras e legumes, cereais, castanhas e frutas. Porém, é retirado da sua lista todos os alimentos de origem animal – carne, ovos, leite (derivados) e mel. Inclusive, os produtos feitos com o couro ou que tenham sido feito testes em animais, em alguma parte do processo de fabricação. O vegano é uma pessoa que assumidamente defende os animais, e milita contra a exploração animal por meio do seu estilo de vida e consumo.

Números importantes

De acordo com o portal Vista-se cerca de 70 bilhões de animais são mortos anualmente para consumo humano. Em apenas um segundo 193 animais tem a vida ceifada pela indústria pecuária brasileira. 70% das enfermidades que convivemos hoje (intolerância à lactose, alergias, indisposição, cânceres) são de origem animal e grande parte ligada à pecuária. 14.5% das emissões de gases do efeito estufa estão diretamente ligados à pecuária.

Nesse contexto várias empresas estão considerando lidar com a vida animal de uma maneira diferente, investindo em tecnologia cruelty free, como vimos no nosso post anterior. A SIA Saboaria tem como valor primordial o manejo artesanal dos produtos, desde o início da cadeia produtiva até a embalagem dos itens. Além de não usar nenhum componente de origem animal, sim somos veganos e estamos em defesa da vida animal e sustentável no planeta.

Adicionar um comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados por `*`

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme
Background pattern
Background image