Você já ouviu falar dos parabenos? Se você parar para ler a fórmula de vários produtos cosméticos vai encontrar esse nome descrito na fórmula. Mas, afinal, o que eles são é por que fazem mal?

Os parabenos são conservantes sintéticos criados pela indústria para preservar os cosméticos e evitar a contaminação por fungos e bactérias.

Os parabenos são muito utilizados em: cremes hidratantes, shampoos, condicionadores, desodorantes, protetores solar, maquiagens, esmaltes, perfumes, produtos infantis e sabonetes.

Por ser um conservante de baixo custo é bastante utilizado pelas indústrias para maximizar os lucros. Os tipos de parabenos mais comuns são o metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno, por isso é importante sempre ler a fórmula dos produtos e ver se contém algum desses ingredientes.

Riscos dos Parabenos

Mas por que os parabenos fazem mal à saúde? Estudos afirmam que produtos que contenham parabeno podem causar alergias, irritações, sensibilidade e o envelhecimento precoce da pele. Os parabenos também estão relacionados a distúrbios endócrinos, que podem contribuir para o aumento da infertilidade masculina, problemas na próstata e a endometriose. Outros estudos dizem ainda que os parabenos podem ser absorvidos pela pele, parando em nossas glândulas e no sistema sanguíneo, chegando a causar câncer de mama.

Apesar de não existir ainda comprovação científica que os parabenos estão ligados ao desenvolvimento do câncer e outras doenças, alguns países da Europa, como a Dinamarca, já proibiram o uso da substância, principalmente em produtos infantis. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, liberou o uso do parabeno, desde que não ultrapassem 0,8% do total do produto.

Por causa da polêmica envolvendo o uso dos parabenos, um movimento internacional tem ganhado cada vez mais força: o “anti-parabenos”. Como os consumidores estão cada vez mais conscientes dos malefícios apresentados por esse conservante, tem procurado cada vez mais empresas que produzem cosméticos livres de parabenos.

Apesar de não existirem comprovações científicas irrefutáveis sobre o uso de parabenos pela indústria, não custa nada evitar o uso de produtos que contenham essa substância. A escolha sobre consumir ou não produtos que levem parabenos é exclusiva do consumidor, mas é sempre mais prudente escolher produtos que não causem, mesmo que eventualmente, problemas à saúde.

Mais um motivo para não se utilizar produtos que contenham parabenos é que eles podem causar problemas ambientais, pois não são biodegradáveis. Sendo assim, eles deixam restos que não se decompõem no meio-ambiente e podem contaminar o solo e as águas.

Os sabonetes produzidos pela SIA não utilizam parabenos em sua fabricação. São sabonetes produzidos artesanalmente, sem conservantes artificiais, utilizando óleos essenciais, produtos naturais e veganos. Para preservar a qualidade dos sabonetes utilizamos somente conservantes naturais, como o óleo de coco, que além de ser preservar as qualidades das matérias-primas, garante segurança, saúde e bem-estar para a sua pele.

Adicionar um comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados por `*`

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme
Background pattern
Background image